REFLEXÃO SOBRE A EBD E O METODISMO



“Pelas terríveis condições que testemunhei aqui (e deveras em todas as partes da Inglaterra), estou cada vez mais convencido de que o diabo não deseja outra coisa senão isto: que o povo em qualquer parte seja meio acordado[1], e depois deixado para cair no sono novamente. Portanto, estou resolvido, pela graça de Deus, a não iniciar o trabalho em qualquer lugar sem a probabilidade de conservá-lo”. JOHN WESLEY

John Wesley, um grande avivalista na história da Inglaterra e fundador do movimento metodista, sempre se preocupou com o ensino voltado aos que se convertiam e a consolidação dos crentes na vida com Deus.
Como meio para esse crescimento, ele criou as que ficaram conhecidas como SOCIEDADES e estas eram classificadas em 1. CLASSE (como maneira de reabilitar novos convertidos dos hábitos de pecado formados durante a vida); 2. GRUPOS (que visava o cuidado pastoral através de prestação de contas. Os grupos eram mais rígidos na prestação de contas); 3. SOCIEDADE SELETA (Eram grupos mais especializados. Maternidade de líderes futuros).
Por conta dessa preocupação com discipulado, John Wesley é reconhecido como um dos principais precursores do MOVIMENTO DE ESCOLA DOMINICAL.
Portanto, é do próprio movimento wesleyano que a EBD seja vista como um dos principais meios de estudo da Palavra de Deus para crescimento da fé.

Hoje vivemos uma epidemia de troca de valores e distorções dos princípios da Palavra de Deus e entendemos que a EBD, como veículo para o ensino da Palavra de Deus, é a ferramenta que leva o antídoto que nos imuniza contra as astutas ações do diabo que tentam nos adormecer e nos paralisar de maneira que não tomemos conhecimento da vontade de Deus, conseqüentemente, nos tornando suscetíveis a ventos de doutrinas e modismos desenvolvendo uma fé anêmica.

Imunize-se contra os valores e princípios deste mundo corrompido através da aprendizagem da Palavra de Deus (Oséias 4:6). “...e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;” I Pedro 3:15b
Participe da Escola Bíblica Dominical e mantenha-se acordado para a vontade de Deus.

No amor de Cristo,
Pr. Rodrigo


[1] Meio acordado: John Wesley classificava as pessoas que ouviam a mensagem e se interessavam por ela com esta expressão. Deixá-las cair no sono significava não dá-las o respaldo necessário para manterem-se despertas para o evangelho. Daí, sua ênfase em discipular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão 08/03/2015 - TEMA: A Vitória da Cruz!

Mensagem do culto matutino: COMUNHÃO COM CRISTO

Ministério de Louvor - ESCALA AGOSTO/2009