"Lenço Dobrado à Parte"

“bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho.”

João 20.7 NVI

Porque Jesus, depois da ressurreição, dobrou o lenço que usava para cobrir a cabeça, apenas o lenço da cabeça?

Porque João, inspirado por Deus, nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de Jesus não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo, mas cuidadosamente dobrado e colocado à parte.

Para entendermos o significado deste fato “relevante” no relato bíblico acerca de Jesus, é necessário compreender algumas normas básicas sobre a tradição hebraica daquela época. A que nos ajuda a entender esse fato diz respeito ao AMO e o SERVO, e todo menino judeu conhecia essa tradição.

Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente, e o servo esperava, fora da visão do Amo, até que terminasse a refeição.

O Servo não podia se atrever, nunca, a tocar na mesa antes que o Amo houvesse terminado a refeição. Diz a tradição que: ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca e sua barba, embolava o lenço e o jogava sobre a mesa,. Naquele tempo o lenço embolado jogado sobre a mesa queria dizer: “EU TERMINEI”, no entanto, se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado significava:

“EU VOLTAREI, AINDA NÃO TERMINEI”

“JESUS VOLTARÁ PARA JULGAR A TODOS E LEVAR OS SEUS. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ISSO?”


No amor de Cristo
João Besse

Comentários

Anônimo disse…
O Im° João Besse é meu pai, no entanto, eu precisei acessar o blog da igreja para descobrir essa informação tão reveladora sobre a vida de Cristo e Seu plano de salvação! Brincadeiras à parte, que o Senhor continue instruindo o irmão na verdade e que o cálice dele seja sempre transbordante, de modo que este conhecimento seja compartilhado com muitas pessoas.

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão 08/03/2015 - TEMA: A Vitória da Cruz!

Mensagem do culto matutino: COMUNHÃO COM CRISTO

Ministério de Louvor - ESCALA AGOSTO/2009