VIDAS TRANSFORMADAS PELO ENSINO DA VONTADE DE DEUS

Vidas transformadas pelo ensino da vontade de Deus
Marcos 1:21-28

Os ensinos de Jesus revelam a vontade de Deus. Seus ensinamentos não são meros conhecimentos, mas o modo como Deus quer que seus filhos vivam, portanto, a vontade de Deus não deve ser meramente conhecida, mas vivida. Os ensinamentos que revelam a vontade de Deus não devem ser apenas estudados, mas experimentados (Romanos 12:2). O próprio Jesus disse: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida”. João 6:63
A primeira pergunta: O que os ensinamentos de Jesus tem produzido em minha vida? Tenho sido transformado no meu môo de falar, pensar e agir? Como a prática dos ensinamentos de Jesus na minha vida tem influenciado à minha volta? Minha família vê mudança em mim como sinal de uma mudança interior? Tenho sido transformado na imagem de Cristo dia a dia? Meu casamento está melhor? Meus relacionamentos são saudáveis?
Os ensinamentos de Jesus não foram dados para ficarem registrados apenas em um livro sagrado ou para ser examinados em seminários teológicos, mas nos foram dados para produzir em nós vidas transformadas. Jesus ensinou pelo exemplo e nos convida a sermos como Ele através de vidas transformadas para que outros aprendam Seus ensinos.

Você e eu podemos ter uma vida poderosamente abençoada e próspera na presença de Deus. Como ter essa vida transformada que afeta não somente a nós, mas os que estão à nossa volta?

1.Vida transformada é fruto do interesse pelo ensino da vontade de Deus (v.21)
I.Jesus vai à sinagoga para ensinar; Para Jesus ensinar era uma prioridade. A palavra ensinar ou doutrina aparecem 15 vezes no evangelho de Marcos. Jesus tinha interesse pelo ensino e, e por seu exemplo, ensina que transformação de vida é pelo interesse por sua vontade revelado nos seus ensinamentos. Uma pessoa cuja vida é transformada tem interesse pelo ensino da vontade de Deus. Ele tem sede e fome de justiça (Mt 5:6)
Reflexão: Tenho priorizado o ensino da vontade de Deus para ser agente de transformação da minha vida? Participo de treinamentos, leio a Bíblia e participo dos cursos que me são oferecidos para experimentar a vontade de Deus na minha vida? Eu tenho sede e fome de Deus?

2.Vida transformada é fruto da autoridade que nasce do ensino vivido e aplicado da vontade de Deus (v.22)
Por que Jesus ensinava como quem tem autoridade? Porque seu ensino não era apenas informativo, mas prático. Os escribas informavam acerca da LEI. Jesus trazia a prática da LEI para o dia a dia das pessoas com propriedade. Ele não apenas conhecia, mas vivia. O que traz autoridade para o crente é viver a vontade de Deus. Um crente sem autoridade é um crente que não vive a vontade de Deus. Alguém tem a autoridade reconhecida quando vivencia o que crê, prega e ensina. Todos os discípulos de Jesus são revestidos de autoridade quando vivem a vontade de Deus, ou seja, seus ensinamentos.
Vida transformada é fruto da autoridade do ensino vivido e aplicado da vontade de Deus. Uma pessoa cuja vida é transformada tem autoridade de Deus reconhecida pelos que estão à sua volta.
Reflexão: Tenho autoridade reconhecida pelos que estão à minha volta? Reconheço essa autoridade na minha vida? Qual ensino não tenho vivido e não tenho aplicado que me tem negado autoridade que Jesus já me proporciona para experimentá-la hoje?

3.Vida transformada é fruto da libertação produzida pelo ensino da vontade de Deus e produz libertação à sua volta (v.23-26)
Não existe vida transformada sem libertação. E o ensino de Jesus visava principalmente a mudança de vida das pessoas para serem servas de Deus. O servo de Deus não está preso a vícios, culpas e mágoas. Crentes que foram verdadeiramente libertos e tem suas vidas transformadas incomodarão o diabo e atrairão oprimidos para também serem libertos. A autoridade de uma pessoa cuja vida foi transformada pelos ensinamentos da vontade de Deus não apenas é reconhecida pelos que estão à sua volta, mas pelo inferno também.
Reflexão: Vivo uma vida plena e gozo de plena liberdade em Deus através da obediência aos seus ensinamentos perdoando meus irmãos, amando a Deus sobre todas as coisas e guardando o meu coração? Sou livre de vícios de toda natureza, substâncias químicas, pornografias, jogos de azar e vivo uma vida de plena confiança em Deus? Tenho uma vida transformada e sou plenamente liberto, livre?

Conclusão
Uma vida transformada pelo ensino da vontade de Deus reflete uma pessoa que tem interesse pela Palavra de Deus tendo sede e fome de buscá-lo para ser continuamente transformado, tem autoridade de Deus na sua vida reconhecida pelos que estão à sua volta e reconhece a autoridade de Deus em sua vida e viva uma vida plenamente livre atraindo outros oprimidos a viverem a vida plena que Jesus oferece.

Acreditamos firmemente que a IGREJA EM CÉLULAS proporciona um ambiente rico de compartilhar e crescimento nos ensinamentos de Jesus de forma mais poderosa, pois, é compartilhando uns com os outros que somos enriquecidos e transformados.

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão 08/03/2015 - TEMA: A Vitória da Cruz!

Mensagem do culto matutino: COMUNHÃO COM CRISTO

Ministério de Louvor - ESCALA AGOSTO/2009