Sermão 29/03/2015 - Refletindo a Cruz

TEMA: Refletindo a Cruz
Hebreus 12:1-3

Nestes últimos dias Deus tem nos levado a um nível de intimidade com Ele, o conhecendo por meio daquilo que Ele sofreu sua Cruz!
Como foi falado, essa cruz era vergonha para muitos, mas foi o caminho que nosso Senhor escolheu trilhar e mostrar ao mundo seu infinito amor.
Vemos que através desse caminho Jesus permitiu que na sua morte tivéssemos vitória juntamente com Ele, e agora acesso à Presença do Pai! O véu que nos separava de Deus já não separa mais.
Uma vez que aceitamos Jesus como Senhor e salvador das nossas vidas, entramos em um processo. O encontro é tão maravilhoso, que vemos coisas que jamais iríamos desfrutar como milagres, bênçãos etc. Estávamos com nossos olhos vedados e em trevas.
Passado essa fase das nossas vidas entramos no caminho que Jesus entrou, eu diria que “pela via dolorosa” como foi falado a respeito do apóstolo Paulo, que agora ele ia saber o que era padecer pelo nome do Senhor! Ou pelo exemplo da semana passada acerca do ferreiro, que queria ser aprovado ao passar pela forja! Como se não bastasse todas essas fases da nossa caminhada, o Senhor nos faz mais um convite, a refletir a sua cruz. O que significa isso nos nossos dias? Como saber se tenho refletido Cristo?  Existem dois aspectos da palavra reflexo: 1. Seria um reflexo automático, ou involuntário, por exemplo, estávamos no carro de vidros fechados e do outro lado passou um carro e jogou água, nosso motorista, logo virou o rosto. 2. O que logo vem à nossa mente quando nos olhamos no espelho, quem é visto lá? Isso, você!

1.O convite a refleti-lo é com minhas ações (v.1)

Quando o escritor aos hebreus diz que estamos rodeados de testemunhas, de fato ele está falando dos heróis da fé, e tantos outros que acabou a carreira, e está imaginando como um atleta no estádio correndo, a sua prova, e à sua volta as testemunhas torcendo por ele.  Trazendo para os dias de hoje, também somos cartas lidas conhecidas por todos os homens II Coríntios 3:2-4. A pessoa que está ao meu e ao seu lado está vendo você ou Cristo em você? Esse é o desafio! Ver Cristo em você é a proposta de refletir Ele. Estava chovendo eu parado esperando a vaga no estacionamento e simplesmente uma pessoa parou na minha frente, engatou a ré, eu buzinei, tipo se vai bater em mim! Ele gesticulava com a mão e o dedo de cima para baixo como dizendo “eu vou estacionar” e eu disse para minha esposa: “vou sair senão vai dar briga”; mas meu senso de justiça me dizia: “você esta com razão” e Cristo em mim dizia: “escolha o perdão”. Você pode refletir de forma positiva, por compaixão a alguém com uma necessidade. Eles não sabem o que fazem, ainda que ninguém que te conheça ou esteja vem, você vai e ajuda. Posso dar exemplo: No período em que minha mãe estava internada, pessoas aqui me abençoaram financeiramente, não só com oração! “Tanto quanto fizestes a um dos meus pequeninos fizestes a mim”. Isso é refleti-lo com minhas ações!

2.O convite a refleti-lo é com humildade (v. 1b)

O escritor continua dizendo: “Deixe tudo que te embaraça”. Te pergunto o que tem embaraçado tua vida? Talvez você esteja na direção certa, até dê testemunho na igreja, nas ações corporais, tipo em um bate bola com amigos, você evidencia essa mudança, mas existem coisas que tem haver com o nosso EGO. O clássico é não pedir perdão, e Paulo fala aos Efésios 5:8 que “outrora éramos trevas, agora que estamos na luz andemos como filhos da luz!” Ex: As vezes vejo comentários em redes sociais que denigrem as pessoas, alguns só faltam falar o nome, as vezes casais se agredindo por esse meio de comunicação. A pessoa coloca comentários esperando seus amigos ou até pessoas que não estão nem ai pra situação, e dão palpites, mas tem uma verdade por detrás disso! Massagear o EGO de quem postou! Isso é pecado, pois, refletir Cristo está muito acima desse sentimento. As vezes é o contrario, quando alguém nos pede o perdão, somos medíocres, pois, achamos que estamos “abafando”, quando na verdade desperdiçamos a oportunidade de sermos sarados. O Pr. Daniel Souza em um congresso fala, que uma irmã o elogiou e ficava o enchendo de palavras etc.. Ele disse para ela com amor, minha irmã, quanto mais você elogia você fortalece meu pior inimigo, Eu. João Batista disse: “importa que Ele cresça e eu diminua”, Paulo disse: “que eu me glorie na cruz de Cristo”! Refleti-lo com humildade!  

3.O convite a refleti-lo com amor (v.3)

O escritor vai dizer para considerarmos aquele que suportou tais contradições. Quem é essa pessoa? Jesus! Em que isso implica? A que ponto nós o consideramos! João 14:21 diz que “aquele que ouve e pratica esse é o que O ama, e ele será amado do meu Pai, e Eu o amarei e me revelarei a ele”. Temos muitos exemplos. Quando trouxeram a mulher adúltera, Ele disse apedrejem a ela? Ou aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra? Amar quem nos ama e muito fácil, perdoar quem nos chateou se for alguém que amamos muito, logo passa, mas Jesus quer que amemos quem nos odeia, nos persegue e aí se torna mais difícil e o apóstolo Paulo em I Coríntios 13, nos fala que a partir daquele momento ele iria mostrar aos coríntos, “um caminho sobremodo excelente, ainda que eu falasse a língua dos anjos” – Vai discorrer acerca da característica do Amor. Pergunto-te: Quem é a expressão exata do amor? Hebreus 1:3, Jesus o herdeiro de todas as coisas e expressão exata do Seu ser. Mas, o amor é um caminho que te convido a trilhar, pois no dia em que escolher amar, tudo na sua vida passará pelo crivo do amor. Paulo vai dizer em I Coríntios 13: 12-13 se você ainda não tem esse amor, seu conhecimento é imperfeito, mas assim como eu e você somos conhecido de Deus, um dia o conheceremos perfeitamente como Ele é.

Conclusão
Quando refletimos a Cruz o que muda em nós?

Nossas atitudes! Tem mudado e despertado alguém?
Nosso intimo, ou seja, nosso EGO!  Tem mudado o que sou?
Nosso amor a Cristo!  Tem se  revelado através de mim?

Adriano Santos
Candidato ao Ministério

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão 08/03/2015 - TEMA: A Vitória da Cruz!

Mensagem do culto matutino: COMUNHÃO COM CRISTO

Ministério de Louvor - ESCALA AGOSTO/2009