CONHEÇA A SUA IGREJA - MAS "Ministério de Ação Social"

"Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas." AT 2:47

O MAS (Ministério de Ação Social) é um trabalho que visa levar a Igreja Metodista Livre dar vida à sua herança no aspecto social expressos pelo Rev. John Wesley e seus associados no século XVIII. No Manual da Igreja 2007 lê-se: "Socialmente, desde seus primeiros dias, os Metodistas Livres possuem uma consciência despertada, característica do movimento wesleyano primitivo. A sua atuação aberta contra a escravidão e o preconceito de classes, visto no aluguel de bancos na Igreja para os ricos, demonstrou o espírito do verdadeiro Metodismo. Embora as questões mudem, a consciência social sensível permanece, comprovada pela contínua participação nos assuntos sociais atuais."
Procurando manter acessa essa chama wesleyana, focado na Missão Integral da Igreja, nós metodistas livres nos preocupamos com a sociedade levando Cristo em palavras e atitudes. Para isso, a IMeL de Vila Moraes tem desempenhado este trabalho.
Um dos trabalhos do MAS é o de ensinar as pessoas artes todas as terças-feiras às 9h00 na casa pastoral na R. Sebastiano Mazzoni, 287 em frente à igreja. Inicia-se com uma devocional e em seguida são desenvolvidos os trabalhos.
A líder desse ministério em nossa igreja é a Imª Laneide, metodista livre de longa data. Veja sua entrevista:

1. O que é o MAS e como tem se desenvolvido na IMeL de Vila Moraes?
O MAS é o ministério de ação social que visa promover a comunhão e o evangelismo através de trabalhos manuais e campanhas sociais resgantando a auto-estima das pessoas funcionando até mesmo como uma terapia. Atendemos aos membros da igreja, mas o nosso alvo maior é a comunidade. Entendemos que Deus tem neste primeiro momento preparado líderes para nos auxiliar e futuramente estarmos bem estruturados para atender de maneira mais efetiva a comunidade em volta da igreja.

2. Quais devem ser as características de um colaborador do MAS?
O colaborador precisa se doar. Ter amor às vidas. Estar disposto a dar atenção. Há pessoas que acham que colaborar significa ter conhecimento para dar uma aula ou coisa assim. Na verdade, só o fato de estar presente dando suporte ao outro já é muito útil neste ministério.

3. A igreja apoia famílias com cestas básicas através do MAS. Quantas famílias em média temos apoiado atualmente?
Atualmente a igreja tem apoiado 15 famílias em média.

4. Quais as maiores necessidades do MAS hoje ao seu ver?
Hoje a JUAD (Junta Administrativa) da igreja já nos tem apoiado. Acredito que a nossa maior necessidade hoje é a divulgação para que as pessoas possam conhecer e apoiar de forma mais efetiva o MAS.

5. Qual é o seu sonho para o MAS? Qual é o alvo do MAS?
O meu sonho para o MAS e o que entendo que deve ser nosso alvo é ter um professor para cada tipo de trabalho que desenvolvemos às terças-feiras e nos aproximar mais da comunidade. Ter aulas simultâneas de pintura, artesanato, crochês e fazer exposição com o trabalho desenvolvidos por essas pessoas de maneira que venha gerar renda para os alunos. É muito gratificante quando uma pessoa chega para nós como aconteceu esses dias e nos diz que tem ganhado alguns trocados com as aulas aqui ministradas de pintura de panos de pratos.

Como você vê, de fato, muitas pessoas tem participado e achado importante esse trabalho. Veja alguns depoimentos:

"Esse trabalho é muito importante para mim. Eu me destraio. Meus pais faleceram e hoje essas aulas me servem como terapia para lidar com a perda deles." Ivani

"Aprendo, compartilho e desfruto de momentos de muita comunhão. A gente se destrai e aprende muito. Sem contar as professores que são maravilhosas." Alceni

"Esse trabalho é maravilhoso. Sou dona de casa e não trabalho fora. Depois daqui a minha semana fica mais feliz. A gente aprende coisas diferentes e quebra a rotina. Aumenta a nossa estima." Vanessa

"Para mim é muito bom! Eu gosto. É uma terapia para mim". Marleide

Veja em slides as fotos deste trabalho:



Participe do MAS. Colabore! Dõe alimentos e incentive vizinhos e membros a partiparem desses trabalhos. Ore por este trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão 08/03/2015 - TEMA: A Vitória da Cruz!

Mensagem do culto matutino: COMUNHÃO COM CRISTO

Ministério de Louvor - ESCALA AGOSTO/2009