RELATÓRIO PASTORAL - 2012


RELATÓRIO PASTORAL
IGREJA METODISTA LIVRE DE VILA MORAES
AO CONCÍLIO SUL PAULISTA

“Estas coisas diz aquele que conversa na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro...” Apocalipse 2:1

Particularmente esse versículo tem tocado profundamente meu coração no decorrer desses 3 anos na liderança da IMeL Vila Moraes. Jesus sustenta a liderança e passeia no meio da sua igreja. Ele conhece as nossas obras, necessidades e sabe de todas as coisas porque Ele é o cabeça da igreja.
É com essa convicção que apresento este relatório referente ao desenvolvimento do trabalho desta amada igreja.
Para relatar o andamento do trabalho, vale destacar a proposta para o ano de 2012 que foi focamos em fortalecer as nossas bases (Palavra; Oração; Comunhão; Famílias) e unificar a liderança da igreja em torno de um propósito comum que consiste principalmente em mudança de paradigmas e o jeito de ser igreja no século XXI.

FOCO E AÇÃO - LIDERANÇA 2012
Promovemos treinamentos com a Caminhada Bíblica objetivando a capacitação e o fortalecimento da liderança, além de promover na casa dos membros da JUAD maravilhosas reuniões administrativas. A palavra de ordem para a liderança foi: “Vamos estar juntos”.
Sou muito grato a Deus pela equipe ministerial que se formou neste ano. A Pastora Leonor com seu trabalho incansável, Pr. Dominil que apesar de muitas limitações, sua presença é sempre marcante e seus conselhos pontuais, o Pr. Josué que está conosco dentro de suas possibilidades para somar num ano de adaptação, o CMC Adriano que está à frente do ministério de louvor e jovens sempre preocupado com a qualidade da música e andando lado a lado com as pessoas deste ministério e a grata surpresa dos Candidatos Locais Thiago, Samuel e Alexandre. Esta equipe se reuniu ao longo do ano periodicamente para compartilhar necessidades, missão e visão e estreitar relacionamento, além de multiplicar forças para o pastoreio.
As equipes ministeriais (jovens; adolescentes; infantil; CJC; casais), apesar de estarem em um período de consolidação e ajustes, tem percebido sua capacidade e buscado a direção de Deus para alcançarmos nossos resultados esperados.
O que mais alegra o meu coração é perceber que a JUAD tem entendido a necessidade de investimento em pessoas. Isso vem se demonstrando com o apoio para custear parte dos treinamentos e cursos de atualização para membros e líderes. Há muito trabalho a ser feito. Estamos com grandes expectativas para o ano de 2013. Este é o sentimento comum entre a liderança.

MISSÕES E EVANGELISMO
Deus agregou pessoas experientes à nossa igreja e ampliou o que já vínhamos desenvolvendo com relação a missões e evangelismo.
Tivemos um culto formidável – “Culto do Amigo”, onde contamos com a presença de mais de 100 visitantes, das 300 pessoas presentes além de 16 conversões neste mesmo dia.
Pude representar o Superintendente junto à IMeL de Cachoeiro de Itapemirim e ir com uma equipe de Vila Moraes.
Pudemos promover viagens missionárias e trabalhos de impacto evangelístico junto às igrejas de Itajaí/SC, Jacarepaguá/RJ, Baeta Neves/SBC, além de cooperar com o CONSULPA junto à Foz do Iguaçú/PR.
Estamos investindo financeiramente nos missionários Moisés e Lucília (Hong Kong), Graciete (Tribo Mastanawa), Eline Curvelo (Jordânia), Maria Evangelista (Burkina Faso), Tati Carioca (que está na IMeL Jacarepaguá e seu alvo é a Turquia), Caroline Gregório (até maio deste ano), Pastor Cícero (Itajaí), Missão JEAME e a CMC Regina (capelania evangélica). Nosso alvo, além de apoiar o CONSULPA com novos trabalhos é investir na formação de obreiros no Nordeste que muito carece do nosso apoio.
Destaco que a liderança administrativa tem atendido a apelos feitos pelas nossas igrejas e pelo CONSULPA. Louvamos a Deus por esse amadurecimento e privilégio.

CULTOS
Temos experimentados cultos avivados, dinâmicos e bem assistidos. Após dois anos de uma frequência relativamente baixa para o contexto no qual se encontrava a igreja, temos tido uma ascendência na frequência, inclusive nos cultos semanais onde era a maior baixa. Em nossos 40 anos nós tivemos o privilégio de receber como preletores os nossos amados Bispo Ildo, Supte Nelson Marcondes, Bispo Adriel Maia (Bispo Emérito da Igreja Metodista do Brasil), Pr. Fábio, Vice-Supte Pr. Everaldo. Além disso, pudermos ser ministrado pelo Pr. Marcos Napoli (FLAM) e Kevin Mannoia com sua mensagem sempre simples, e relevante para a igreja de Cristo.
Com cultos avivados e dinâmicos, com ênfase na qualidade do púlpito, tivemos muitas conversões no decorrer do ano. 
Recepcionamos 40 novos membros plenos e 22 juniores não batizados.

ESPIRITUALIDADE
Quero fazer um destaque a esse aspecto que julgo ser fundamental para a igreja quanto à vida pessoal do pastor. Tive a oportunidade de participar de encontros de pastoreio promovidos pelos Jovens da Verdade, pude me aconselhar com o Bispo Ildo e Supte Nelson Marcondes, este que com muita paciência suportou todas as minhas ligações e conversas. Também tive a oportunidade de promover integração e cuidado mútuo com a equipe pastoral da nossa igreja local. Um pastor saudável, uma igreja saudável!

FINANÇAS
Faço um destaque especial às finanças da igreja neste ano que surpreendeu nossas expectativas, pois, apesar das baixas de membros que tivemos em anos anteriores, ela não acompanhou esta baixa, aliás, subiu e neste ano praticamente dobrou em alguns meses. Reconhecemos a provisão de Deus e o cumprimento da sua Palavra quanto à semeadura no Reino de Deus.

ADMINISTRAÇÃO
Louvamos a Deus por podermos regularizar toda a contabilidade da igreja. Temos nossos livros devidamente registrados e a contabilidade em dia. Deus tem nos agraciado ao longo dos anos com uma excelente equipe nas finanças desta igreja.
Iniciamos uma reforma estrutural e findaremo-la em dezembro deste ano para ser melhor aconchegante.

AGRADECIMENTOS
Quero louvar a Deus pela Junta Administrativa desta igreja e à Equipe Pastoral que unidos pudemos alcançar os resultados apresentados até aqui. Tenho certeza que todo o mérito é de Cristo e da sensibilidade e humildade desta liderança.
Louvo a Deus por cada membro desta igreja. Cada um que tem entendido seu papel no Reino e agregado a esta amada igreja.
Louvo a Deus pela vida do Bispo Ildo, Pr. Nelson Marcondes, Pr. Everaldo, Pr. Dominil, Pr. Daniel Owsley, Pr. Dori e Pr. Marinho que em momentos oportunos (de Deus), focam conselheiros tanto na gestão da igreja quanto à minha vida ministerial.
Louvo a Deus pela vida dos irmãos Nori, Cida Leal, Luis Amâncio, Gildo e Alexandre Costa, essa equipe de delegados sempre sensíveis e que me apoiaram e me deram suporte durante todo ano eclesiástico.
O principal agradecimento faço à minha esposa Andréa e à minha filhota Giovanna que ao longo desses anos tem me apoiado e incentivado no ministério pastoral. Sei que sem elas, e agora com a chegada do pequeno Miguel, não poderia me dedicar como tenho feito em todo esse período da minha vocação. Sei que é apenas o começo!

No amor de Cristo,
Rodrigo, Pr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sermão 08/03/2015 - TEMA: A Vitória da Cruz!

Mensagem do culto matutino: COMUNHÃO COM CRISTO

Ministério de Louvor - ESCALA AGOSTO/2009